CNPJ: Ferramenta simplifica fornecimento de dados

N 46627 9306c246453aa856c788698f5f3b8954 - PORTAL CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Uma solução tecnológica para simplificar o processo de fornecimento dos dados armazenados na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse é o b-CNPJ, ferramenta desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) em conjunto com a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, que incorpora recursos inovadores, em especial, o modelo tecnológico conhecido como Blockchain.

Tendo como público-alvo órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, além daquelas que possuam convênio vigente com a Receita, a solução permite executar processamento e armazenamento de dados de forma segura, por meio de canais criptográficos e certificado digital.

Caso entidades privadas tenham interesse, deve ser feito contato junto à Receita para análise e autorização por meio do e-mail divac.df.cocad@rfb.gov.br.

Acesso

Por se tratar de uma Blockchain permissionada, o acesso ao b-CNPJ é obtido por meio de concessão. O primeiro passo para contratação do serviço é a autorização da Receita Federal, que pode ser solicitada pelo endereço eletrônico divac.df.cocad@rfb.gov.br, com informação do nome e CNPJ do órgão interessado.

Depois de autorizado, o órgão deve se adequar aos requisitos técnicos de comunicação, segurança e operação da Rede, para assim concluir o contrato de adesão junto à Dataprev.

Fonte: Governo Federal | Crédito da foto: Dataprev

 

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Medalha - PORTAL CONTABILIDADE

Medalhas olímpicas são isentas de impostos? Confira agora

A Receita Federal informou que medalhas olímpicas, bem como troféus e quaisquer outros objetos comemorativos recebidos em evento esportivo oficial realizado no exterior, estão isentas de impostos federais. É o que estabelece o Artigo 38 da Lei 11.488, de 15 de

1 20240517 174625 0000 - PORTAL CONTABILIDADE

Empresas podem liquidar até 80% dos débitos fiscais

Desde ontem, 16 de maio, até o dia 28 de junho, empresas que fizeram deduções indevidas de incentivos estaduais do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPF) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) poderão participar de uma renegociação

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top