Empresas Digitais: Quarentena viabiliza migração para o meio digital

Digitando Em Um Laptop Trabalhador 1232 1085 Notícias E Artigos Contábeis Em Santos | Portal Contabilidade - PORTAL CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Muitos processos tradicionais no segmento contábil têm migrado para o meio digital nos últimos anos.

O acompanhamento e compartilhamento digital de informações empresariais entre órgãos públicos têm sido possíveis desde 2016, porém, alguns procedimentos, como o registro do contrato social da abertura de empresas, seguiram sendo realizados apenas pela modalidade presencial.

Em época de quarentena e restrições à circulação de pessoas e funcionamento de repartições, o escritório SKZ Contabilidade e Serviços registrou a primeira abertura 100% digital de empresa.

“Realizamos o procedimento no início de abril e foi nossa primeira atividade em ambiente totalmente online no que se refere à abertura de empresa.

Devido à eficiência do processo, acreditamos que esta atividade poderá ser incorporada às rotinas contábeis mesmo após o final da quarentena”, explica Adalberto Tamura, sócio-diretor do escritório SKZ.

Todo o processo comum para abertura de empresa, incluindo o levantamento de documentos dos sócios, da sede da empresa e a definição de pontos essenciais para definição do tipo societário e do regime tributário adotado foram realizados por e-mail, Whatsapp e videoconferência.

Tempo necessário

O tempo necessário à abertura da empresa foi parecido ao do procedimento tradicional, sendo necessários cerca de três dias para o registro de uma empresa da área de serviços.

Benefícios

“Os benefícios vão além da otimização do tempo e do custo decorrente das impressões com assinaturas, cópias de documentos e locomoção necessária para essas atividades.

Os ganhos podem envolver ainda mais segurança ao processo, que, em nossa visão, poderia ser estendido a outras modalidades de empresas e de atos”, afirma Tamura.

Na avaliação do diretor, casos de alterações, transformações, incorporações, cisões e fusões de empresas perante a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), e as aberturas de sociedades simples e das entidades sem fins lucrativos perante o Registro Civil de Pessoas Jurídicas (RCPJ) e os registros das Sociedades Unipessoal e das Sociedades de Advogados perante a Ordem dos Advogados (OAB) também poderiam ser digitalizados.

Tamura vê ainda potencial de digitalização para os cadastros perante Órgãos Públicos, como Previdência Social, FGTS, Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM), Cadastro de Contribuintes do ICMS (Cadesp), Conselhos de Classe e Agências Reguladoras, entre outros.

Fonte: Jornal Contábil

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

N 46627 9306c246453aa856c788698f5f3b8954 - PORTAL CONTABILIDADE

CNPJ: Ferramenta simplifica fornecimento de dados

Uma solução tecnológica para simplificar o processo de fornecimento dos dados armazenados na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse é o b-CNPJ, ferramenta desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) em conjunto

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Novidade permite aos contribuintes com declarações retidas em malha, apresentarem…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat