MEI pode se aposentar com salário maior que o mínimo?

Mei Notícias E Artigos Contábeis Em Santos | Portal Contabilidade - PORTAL CONTABILIDADE

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Com a Nova Reforma da Previdência, muitos microempreendedores estão em dúvidas de quais mudanças foram implementadas. Hoje vamos explicar, se houve mudança no valor e se é possível receber mais de um salário mínimo.

É importante ressaltar que não houve mudanças apenas na aposentadoria, ela também tem como objetivo a assegurar o microempreendedor, como auxilio maternidade, Auxilio Doença, Pensão por Morte, etc.

No texto abaixo, vamos tirar algumas dúvidas para o MEI entender tudo sobre a nova reforma.

Trabalhei como CLT + MEI. O MEI conta para aposentadoria?

De acordo com a nova reforma, a aposentadoria é calculada levando em consideração todas as contribuições já realizadas. A previdência pega 80% dos maiores valores contribuídos e faz a média para chegar ao valor da aposentadoria, que já é um ponto positivo, pois, de acordo com a nova Reforma, existem categorias de aposentadorias que o calculo será feito em media a todos os salários, não apenas os maiores, o que contribui para a diminuição do valor.

Como fazer o cálculo do INSS?

Para isso aconselhamos que você entre em contato com o INSS através do telefone 135.

O valor recebido continua sendo um salário mínimo?

Os microempreendedores fazem uma contribuição mensal, através do DAS, esta contribuição é feita com base no valor do salário mínimo, sendo assim o valor recebido mesmo depois da Reforma continua sendo um salário mínimo.

Existe alguma situação em que o MEI poderia receber mais de um salário mínimo?

Existem MEIs que prestam serviços como autônomos, que conseguem contribuir com um valor maior e assim aumentar o valor da aposentadoria.

OBS: Em relação ao trabalho autônomo, a Previdência pode exigir provas que você está exercendo o serviço prestado como autônomo.

O cálculo do valor do INSS é de acordo com o valor da aposentadoria?

Vamos começar com um exemplo para que você entenda melhor.

Supondo que Dona Maria queira aposentar com salário de R$ 2.000,00, ela deverá contribuir com 20% desse valor, sendo assim, R$ 400 mensalmente. Assim você terá que pagar o INSS do DAS mais os 20% de autônomo.

Existe outro código de recolhimento que também é utilizado pelos MEIS

Esse código é chamado de 1910, esse código deve ser utilizado para pagar a complementação de 15% do INSS, essa complementação existe para que o valor contribuído pelo MEI possa ser considerado como tempo de contribuição.

Qual é o valor da contribuição para o MEI?

O valor é de 5% sobre o valor do salário mínimo, o que da ao MEI direito de se aposentar apenas por idade. A regra da Previdência é que, para que o valor contribuído conte como tempo de contribuição, o percentual contribuído deve ser de 20%, por isso paga-se 5% pelo DAS e mais 15% pela complementar.

A Reforma estabelece 15 anos para aqueles que já são contribuintes (homens ou mulheres) e 20 anos para os homens que passarem a ser contribuintes após a Reforma. O tempo mínimo para mulheres continua sendo 15 anos.

Fonte: Jornal Contábil

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

N 46627 9306c246453aa856c788698f5f3b8954 - PORTAL CONTABILIDADE

CNPJ: Ferramenta simplifica fornecimento de dados

Uma solução tecnológica para simplificar o processo de fornecimento dos dados armazenados na base de dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esse é o b-CNPJ, ferramenta desenvolvida pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) em conjunto

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Tão comum na rotina do mercado atual, a nota fiscal…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat